quinta-feira, novembro 27

Sócrates

Custa-me ver um cidadão ser preso sem que se saiba porquê .
Acresce a isto o facto de não ter nenhuma confiança na justiça ao contrário que que leio para aí.
São muitos os casos de decisões completamente absurdas tomadas pelos nossos Tribunais e pelos nossos magistrados.
De Sócrates tenho a pior das impressões. Da sua arrogância, da sua política, dos seus esquemas verbais etc etc.
Se o MP não diz, era bom que os jornais mostrassem, por exemplo um documento público em que mostrassem que foi comprado um andar em Paris pelo valor de 2,6 M€ por Sócrates.
Ainda assim não chegava para ser preso, mas eu pelo menos já pensaria que talvez houvesse razão para o prender e averiguar de onde veio tanto dinheiro.
Mas mesmo assim não vejo, porque não sei,e o que se lê no Correio da Manhã não é confiável. Mas faz-me confusão saber que o Sócrates está preso e  o Ricardo Salgado em casa.
Por último a forma como os jornais noticiam a prisão de Sócrates cheira a ajuste de contas.
De Sócrates ainda não está provado que é ladrão.
Mas está provado que os nossos jornais e os seus directores são uma merda.
Com o jornal Público incluído de onde a partir de hoje deixei de ser assinante.
E que ninguém espere em nenhuma circunstância que eles sejam defensores da liberdade, e defensores dos cidadãos contra a prepotência do Estado, porque não são.
Ah e estou à espera que o actual governo altere a lei que não permita que se prenda pessoas para investigar, para prevenir casos futuros, que não são poucos.

segunda-feira, novembro 17

a vantagem dos vistos gold

A demissão de um Ministro.
A quem Governo e oposição reconhecem dignidade do acto.
"Tão privados têm andado de dignidade, que ao mínimo sintoma os portugueses exultam. A galinha dos ovos gold, chocados na mente irrevogável de Paulo Portas, pôs uma demissão. Miguel Macedo já lá vai, e os comentaristas de lugar cativo logo se apressaram a sublinhar o gesto digno, raro até. O homem não fez mais que a sua obrigação. Digno no cumprimento do dever, como aliás já tinha sido noutras ocasiões. Recordemos: 
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recebe todos os meses cerca de 1400 euros por subsídio de alojamento apesar de ter um apartamento seu na área de Lisboa onde reside durante toda a semana.
Isto para não falar de bastonadas em jornalistas em pleno exercício da profissão (alguém se recorda disto?) num país “com muitas cigarras e poucas formigas”. Macedo foi-se, não deixa saudades. É digno de esquecimento até voltar a ser lembrado."
Do blogue antologia do esquecimento.

quinta-feira, novembro 13

Isabel a benemérita

agora que a empresária angolana Isabel dos Santos se prepara para comprar a pt, já toda a gente exalta o grande fervor lusófono da senhora e esquecem-se da origem do dinheiro para a compra.
Por regra o dinheiro de sangue leva gerações a lavar.
No caso dela é na mesma geração
É de facto uma grande empresária.

as novas mafias

seis bancos entre os maiores do Mundo de três países, EUA, Suiça e Inglaterra foram condenados a pagar 3,3 mil milhões de dólares, por especulação cambial.
Os bancos são Royal Bank of Scotland, o HSBC, a UBS o CitiBank, o Merril Linch e o JP Morgan.
O Barclay ainda está a discutir o valor da multa.
O que é curioso é que toda a empresa dá destaque a esta notícia esquecendo-se de duas coisas essenciais.
É que o valor da multa apesar de parecer muito elevado, só deve ser uma pequena parte do que foi roubado. Em nenhuma noticia não se diz qual foi o valor do roubo. É por isso que os Bancos visados preferem chegar a acordo para evitarem ser julgados em Tribunal.
Diferente seria se  para uma prática tão grave como esta, a sanção fosse a prisão dos responsáveis do Banco e o encerramento das instituições, que estas vigarices fizessem.

O Costa e a criação de novos impostos na CML

podem tomar a devida nota.
O António Costa não merece nenhuma confiança.

A ministra o marido e os negócios dele

parece que um jornalista , Filipe Alves, apresentou queixa contra o marido da ministra da justiça por este o ter ameaçado que lhe "partia os cornos"e lhe ter dito "vai para o caralho"e chamado "cabrões e filhos da puta"
Como se vê gente muito fina.
Para alem de apresentar queixa o que o jornalista deveria fazer era uma reportagem sobre o trabalho do marido da ministra, quem o arranjou, que habilitações tem para o efeito, e quanto ganha.
E deixar que os leitores fizessem o resto.

O Xanana dos negócios

A entrevista da Magistrada Glória Alves no DN sobre a sua expulsão de Timor à ordem de Xanana é bem elucidativa do estado a que chegou aquele antigo guerrilheiro.
Um conjunto de Magistrados foram expulsos de Timor porque investigavam membros do Governo, suspeitos de corrupção. O papel de Xanana foi decisivo neste acontecimento.
Também eu sofri por ele quando soube em Novembro de 1992 que foi preso pelas forcas indonésias quando os combatia na selva Timorense pondo a sua vida em risco, em troca da liberdade para o seu povo.
Esteve preso e foi torturado, e poucos dias depois veio à televisão- com sinais evidentes de tortura - reconhecer Timor como a 27ª província da Indonésia, traindo assim o seu Povo e todos aqueles que acreditavam que era possível resistir a todas as torturas.
Pena é que a Fretilin não o tenha expulso dos seus quadros nessa altura. Em vez disso levou-o a Presidente. Pouco depois abandonaria a Fretilin.
Não me lembro de uma figura que suscitasse tanta simpatia em todos os quadrantes políticos.
O que é sempre de suspeitar.
É pois sem surpresa que o vejo hoje envolvido em suspeitas de corrupção.

quinta-feira, novembro 6

diz a Merkel

"Portugal tem licenciados a mais".
Portugal tem 17,6% de licenciados e a Alemanha tem 25,3%.
De facto para quem acha que o nosso país deve ser transformado num país de mão de obra barata não são precisos tantos licenciados. Basta o 1º ciclo.
Coisa que o Crato já anda a tratar.
Pena é que não haja ninguém no Governo que diga
Hoje a Alemanha tem inteligência a menos.


segunda-feira, novembro 3

Os Duques

se dúvidas tivesse acerca da qualidade dos nossos economistas de "referência" bastaria ler o que João Duque publicou na sua crónica semanal do expresso para ficar esclarecido.
Este economista, professor catedrático que Preside ao ISEG grande admirador de Ricardo Salgado a ponto de ter sido seu padrinho na atribuição do Doutouramento Honoris Causa pela UTL, escreveu um artigo com o título "meu querido Bes, meu estupor" que depois da sua leitura só se pode perguntar?
Mas quem é esta gente que pelos vistos tem alguma importância na sociedade? Quem é que os lê?
Quem lhes dá espaço nos jornais para que possam escrever os disparates que escrevem?
E porquê?
Hoje, quem verdadeiramente tem valor, foge destes palcos para não ser confundido com gente desta.