quarta-feira, agosto 13

fim das férias


A participação dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de Pequim de acordo com a imprensa tem-se pautado por um enorme fiasco.
È a Telma e o João Neto que ficam em nono no judo é o Nuno Pombo que no tiro ao arco não passa da 1ª eliminatória é o espada Joaquim Videira que não passa da 2ª eliminatória é a Débora Nogueira que não passa da 1ª eliminatória do florete é o Tiago Venâncio que fica em ultimo lugar nas eliminatórias de natação são os velejadores que não velejam como os jornalistas esperavam, é o homem do tiro que não acerta como se gostava etc. etc.
Não sei a que propósito se exigem grandes comportamentos aos nossos atletas. Acaso sabem os jornalistas em que condições eles se treinaram, com que técnicos, com que subsídios, para poderem exigir comportamentos de excepção? Já se comparou o que gasta o estado português com a preparação dos atletas olímpicos e o que gasta por exemplo um estado europeu da mesma dimensão que Portugal .
Qual é a dinamização do desporto na nossa sociedade. Que desporto se pratica nas escolas e com que apoios? Se não fossem os clubes de bairro que atletas teria Portugal?
Se o nível de representação reflecte a qualidade do Desporto que se pratica no País que outros resultados eram esperados?
Excepções são os resultados que alguns conseguem e que o País nada fez para os merecer.
Mesmo para os atletas que apesar de se esforçarem não conseguiram grandes classificações, não lhes devemos estar gratos por perseguirem sonhos que parecem impossíveis?

Sem comentários: