terça-feira, outubro 23

a cor da inteligência


O Prémio Nobel da Medicina em 1962 James Watson, veio há dias, na sua qualidade de cientista, dizer que os negros são menos inteligentes que os brancos.
Esta informação sem nenhuma validade cientifica - como o próprio depois confessou- desencadeou um coro de protestos de cientistas de todo o Mundo, e a suspensão das funções que desempenhava no laboratório de Cold Spring Harbor, um dos mais prestigiados laboratórios de genética do mundo.
O que levou o pobre James a pedir desculpa das afirmações feitas.
Tarde demais, já que esta semana o Museu de Ciência de Londres, que tinha agendada uma palestra com o cientista no âmbito do lançamento do seu novo livro, cancelou o evento devido às declarações, de índole racista. E o Festival de Ideias de Bristol, também no Reino Unido, cancelou o convite de participação que lhe tinha feito.
Depois dos protestos pelas declarações racistas, vêm agora os protestos daqueles que acham que não se podem cancelar convites por se ter ideias racistas.
Como se as organizações democráticas fossem obrigadas a convidar xenófobos e racistas, para dar conferências.
Ou como se o conhecimento das posições racistas de Watson não fosse motivo suficiente para cancelarem o convite.
Depois do que James Watson disse, só lhe faltarão convites se as organizações de extrema direita que defendem as suas ideias não o convidarem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quantas vezes dizem autoridades de relevo que as mulheres são menos inteligentes, e nada de demissões ou cancelamentos já se vê. Aliás parece que ele próprio o disse, também. No entanto disso não se fala!

Cumprimentos
Terpsichore, d'A Ilha