terça-feira, novembro 13

«¿Por qué no te callas?»



Na XVII Cimeira Ibero-Americana no Chile e depois de Hugo Chaves ter chamado fascista ao ausente Aznar veio o Rei e o Primeiro Ministro de Espanha em sua defesa.
Este pequeno incidente foi o suficiente, para que toda a direita puxasse dos adjectivos, e dissesse que o homem é um ditador, que quer alterar a constituição para se perpetuar no poder, que é populista, que é demagogo etc. etc.
Fosse ele amigo de Bush, e mesmo com estas características, já a direita diria que é um homem frontal, que diz o que pensa, exactamente o que diz de Alberto João Jardim, com quem Hugo Chaves se parece.
Chaves não é personagem com que simpatize, mas a demagogia de Chaves é menos mortal que as mentiras de Bush e dos seus apoiantes-entre os quais Aznar-na guerra do Iraque.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já para não falar que sob a sua égide a economia da Venezuela tem crescido à taxa de 9% ao ano, a pobreza desce a olhos vistos (a maior diminuição de todos os tempos), as taxas de literacia/escolarização sobem, o sector privado cresceu 30%, as comunidades indígenas ganharam estatutos de autonomia, fábricas/complexos agrícolas em falência são recuperados e dados aos trabalhadores junto com subsídios. A saúde também tem melhorado. Dados do Banco Mundial.

Talvez por isso, Chavez já se sujeitou a 6 actos de votação popular, venceu 5 , perdeu 1 (sobre a instituição de eleições nos sindicatos). E respeitou o resultado de todos.

O gás natural e petróleo da venezuela têm aquecido de graça dezenas de milhares de nova-iorquinos pobres.