quinta-feira, dezembro 13

tortura...



Já não bastava que o Mundo conhecesse o que as tropas dos EUA fizeram na prisão de Abu Ghraib.
As fotos divulgadas nessa altura para a opinião pública mundial mostravam os prisioneiros a serem humilhados e a sofrerem várias formas de tortura física e psicológica.
Desde cães utilizados para aterrorizar os prisioneiros, mulheres obrigadas a despirem-se em frente aos guardas e grupos de presos obrigados a posar nus e a práticas sexuais em grupo. Há ainda fotos que registam os guardas a urinar nos presos, e a sodomizar detidos com bastões.

Os acontecimentos na prisão de Abu Ghraib foram um dos mais negros episódios da invasão norte-americana do Iraque, e como se isso não bastasse, há agora conhecimento que foram destruídas varias horas de filme que mostrava como eram torturados os prisioneiros por agentes da CIA, como denuncia um ex-agente que afirmou que durante o interrogatórios de suspeitos de pertencerem à rede terrorista Al-Qaeda foi aplicada a "técnica do afogamento", uma forma de tortura.
As declarações de Kiriakou – é este o nome do ex-agente - ocorrem no momento em que a CIA está envolvida num escândalo de destruição de vídeos de interrogatórios de supostos membros da Al-Qaeda.
Nada mudou.

Sem comentários: