domingo, abril 13

noite de teatro

O Teatro da Cornucópia tem levado à cena alguns dos grandes clássicos de todos os tempos, de Shakespeare, a Gil Vicente, de Tchekov a Strindberg, Beaumarchais, Lenz, Hölderlin, Kleist. É um teatro de intervenção e por isso  abordou alguns trabalhos dos dramaturgos de escrita mais radical do século XX como Beckett, Orton,Edward Bond, Pasolini, Botho Strauss, Genet, Gertrude Stein, Lars Nóren, Brecht, P. Handke, e Fassbinder.

A sua intervenção no espaço Português e o seu prestigio nos palcos internacionais têm feito mais pelo Teatro Português que todos os Ministros da Cultura.

Em cena e estreado há poucos dias está Don Carlos, Infante de Espanha. 

 

Don Carlos é um drama histórico que recria o reinado de Filipe II de Espanha, despótico e repressivo e que se opunha aos valores da liberdade.

O Rei casa com Isabel de catorze anos, na sequência de um tratado de paz assinado entre os dois países em 1559.

Isabel de Valois era filha do rei Henrique II de França e de Catarina de Médici.

O amor do príncipe D. Carlos filho de Filipe por aquela que se tornou sua madrasta torna-se impossível. Don Carlos e o amigo Rodrigo, Marquês de Posa, querem impedir a repressão violenta da revolta na Flandres. São perseguidos como rebeldes pela Inquisição sempre presente. Rodrigo amigo intimo, quase irmãos, sacrifica-se por Don Carlos. O Rei vive dolorosamente a contradição entre os valores de Estado e a sua natureza humana.

Pressentem-se no texto, datado de 1787, os valores da Revolução Francesa - liberdade, igualdade, fraternidade. 

A peça é de grande riqueza nos diálogos e com muito boas interpretações, Rita Durão no papel de Isabel de Valois, está soberba.

Pena é que os cenários sejam excessivamente despojados.

Mais uma grande noite de Teatro, que a Cornucópia  teima em nos oferecer.



Autor Friedrich Schiller

Encenação Luís Miguel Cintra

Elenco Duarte Guimarães, José Manuel Mendes, Luís Lima Barreto, Luís Lucas, Márcia Breia, Nuno Lopes, Rita Durão, Rita Loureiro e Sofia Marques

Cenografia e Figurinos Cristina Reis


1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.