quarta-feira, janeiro 11

guantánamo


Faz hoje 10 anos que começaram a chegar à prisão de  Guantánamo os primeiros  suspeitos de participação no atentado de 11 de Setembro.
O método para extorquir confissões era semelhante ao que os nazis praticavam, e causou tanta repulsa nos povos do Mundo Inteiro que Barack Obama, prometeu quando ganhou as eleições americanas, acabar com uma prisão que envergonhava o Povo Americano e que era um passo atrás da defesa dos Direitos Humanos.
Este autentico laboratório de tortura criado por George Bush, onde se era preso sem culpa formada, torturados dias após dias, sem direito a advogados, nem visitas, ainda não fechou ao contrario da promessa de Obama que quando tomou posse disse que o fecharia num ano.
Obama assumiu o compromisso dizendo que seriam os Tribunais ordinários a julgar os suspeitos garantindo assim aos prisioneiros a sua defesa e o encerramento da prisão na Ilha de Cuba.
Passados este anos Guantanamo continua a existir.  Para Obama, o culpado pelo recuo na decisão de julgar os detidos em Tribunais ordinários foi o Congresso, que se negou a transferir os presos para território americano.

Mas nada o desculpa se ele não podia por si só, garantir o fecho da prisão, não o poderia ter prometido.
E assim fica Guantánamo como a pagina mais negra do Governo de Obama