quinta-feira, abril 11

Ler os outros

"O ministro em calções


Sua excelência o senhor ministro foi chamado ao quadro para resolver um exercício de aritmética relativamente simples. O professor tinha escrito:

Uma criança saiu de casa a correr e, quando deu 200 passos, o pai partiu no seu encalço. Enquanto o pai dá 3 passos, o filho dá 11 passos, porém 2 passos do pai valem 9 do filho. Quantos passos deverá dar o pai para alcançar o filho?

Caso bastante bicudo. Sua excelência o ministro coçou o cocuruto, moveu os pés nervosamente e esfregou a coxinha roliça por debaixo dos calções.

— Então?, interpelou-o o velho professor. Não sabe? Temos que dois passos do pai são iguais a nove passos do filho. Logo, um passo do pai é igual a… Escreva homem.

Sua excelência o ministro estava, porém, paralisado pela ignorância e por um certo nervoso miudinho. Voltou a coçar o cocuruto e outra vez a coxa. O rosto dele enruborescera e estava a ponto de fazer xixi nos calções.

— O cavalheiro sempre me saiu cá um totó.

Os outros meninos sorriram à admoestação do professor. Sua excelência o senhor ministro corou ainda mais e sentiu uma ou duas gotinhas de xixi escaparem-se para os calções. Baixou a cabeça e esperou humilhado pelo veredicto do mestre. Este aplicou-lhe duas reguadas em cada mão e mandou-o ficar a um canto da sala, voltado para a parede e com orelhas de burro.

Joaninha, uma menina de tranças, subiu ao estrado e resolveu rapidamente o exercício. A resposta certa era 240 passos.

Sua excelência o ministro chegou, nesse dia, atrasado para uma comunicação ao país."

Por M.J.Marmelo
http://teatro-anatomico.blogspot.pt/

Sem comentários: