quinta-feira, março 22

mais BPN

ontem num programa da TVI noticias conversavam Santana Lopes, Francisco Assis e Fernando Rosas, num programa que não recordo o nome. E se me tenho interrogado acerca da importância que podem ter os dois primeiros comentadores para o debate politico, percebi ontem, melhor, a razão porque a generalidade da imprensa insiste em que ouçamos os Santanas desta terra.
No caso BPN estavam Santana e Assis de acordo no essencial  invocando, vejam só, que era preciso pensar nos 1.500 trabalhadores do Banco. Fiquei assim a saber que quer Assis quer Santana acham que o Estado deve pagar todos estes milhões para garantir o emprego a 1500 trabalhadores. Quem diria.
O escândalo do Bpn é tão grande que até a Comissão Europeia diz em documento oficial que seria mais barato deixar falir o Bpn do que vende-lo ao Bic por 40M€ e isto depois do Estado ter gasto cerca de 5.440 MILHÕES de EUROS
O inquérito que recentemente foi aprovado na Assembleia da Republica ao BPN nada mais é, que outra cortina de fumo que se pretende lançar para que continuemos sem saber os verdadeiros  motivos que levaram o Governo PS a privatizar o Banco e o Governo do PSD a vende-lo ao desbarato aos Angolanos
Provavelmente nenhum dos partido quer que se saiba a verdadeira dimensão dos roubos e vigarices que ai foram cometidos pelos amigos de Cavaco e assim entregaram-no a um ex ministro de Cavaco, Mira Amaral.
Fica assim tudo em família. Porque se assim não fosse já o Ps na primeira Comissão de Inquérito teria denunciado os negócios feitos sob a bandeira do Banco
E se dúvidas houvesse sobre as verdadeiras intenções deste novo inquérito, basta ver a exigência dos partidos do Governo de que as conclusões,  só serão conhecidas depois de formalizada a venda ao Bic, impedindo assim a  anulação do negócio. A não ser evidentemente que para o anular o Estado tenha mais uma vez que indemnizar.
Mas para mim toda esta confusão com o Bpn tem um objectivo muito concreto. e que vai ser defendido "custe o que custar". Nunca se vai saber que negócios ruinosos foram praticados pela quadrilha que tomou de assalto o Banco.É que há demasiadas personalidades em jogo.

Sem comentários: